Seminário e Torneio de Futsal “Mulheres no Futebol”

Neste final de semana foi realizado o I Seminário e Torneio de Futsal “Mulheres no Futebol”, iniciativa da União Brasileira de Mulheres Maranhão (UBM), na sede da APCEF/MA em São Luís.

O momento é de difusão e expectativa para o futebol feminino, então diversos eventos estão sendo realizados por todo país. A fim de conhecer e poder apoiar mais as mulheres que praticam ou se dedicam a esta categoria, abrir diálogo e propagar mais o futebol feminino, a UBM realizou este evento inovador no Estado do Maranhão. Tive o prazer de poder apoiar e participar deste evento maravilhoso, que levou até a cidade de São Luís o debate sobre as novas normas do Licenciamento da CBF, e quais são as mudanças que isso acarretará. Bem sabemos que o futebol nessas regiões, necessita ainda de uma organização mais aprofundada e dessa forma atrair mais investidores e torcedores. O estado precisa valorizar mais o seu “produto” e cuidar dele, para que dessa forma seus talentos não migrem a outros estados. Assim sendo, o futebol feminino, obviamente, não poderia ser bem estruturado e nem difundido se a Federação já tem uma dificuldade imensa para manter as equipes masculinas em alto nível.

O Seminário contou com a presença da primeira Presidente da história do nosso país de um Tribunal de Justiça Desportiva, o Tribunal do Maranhão, contou também com o diretor de competições da Federação Maranhense, Hans Nina e a atleta mirim da escolinha do “Meninos da Vila”, Maria Clara. O debate foi mediado pela presidente da UBM Thays Campos e girou em torno das atuais condições do futebol feminino e masculino no Maranhão, de como fazer para melhorar essas condições, e qual o papel das organizações que ali estavam presentes para que isso ocorra. Pudemos ouvir também o relato de Maria Clara, que a alguns meses havia sido proibida de participar de uma competição e a través de uma campanha nas redes sociais (#deixaamariajogar), ganhou o direito de participar de tal e a. Pude levar um pouco da minha história dentro e fora dos campos e explanar um pouco sobre a situação do futebol feminino em São Paulo e o que a Federação Paulista e a CBF tem feito para a evolução da modalidade.

Na manhã do domingo ocorreu o Torneio de Futsal, que contou com oito equipes inscritas, esse foi o limite imposto pela UBM, pois, foi surpreendida com uma “chuva” de equipes interessadas e para que pudessem realizar com melhor organização, tiveram que limitar as inscrições. O Torneio foi um sucesso e espero que seja o início de um trabalho de resistência e apoio a todas essas meninas e mulheres que querem liberdade para fazer o que amam.

Seminário Torneio Torneio Torneio Torneio Torneio Torneio Torneio Torneio Torneio Torneio Torneio Torneio Seminário Seminário Seminário Seminário Seminário Seminário Seminário Seminário Torneio Torneio Torneio Torneio

Tópicos recentes

Comentários

Arquivos

Categorias

Meta

thaispicarte Written by:

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *